Receita libera consulta ao 1º lote da restituição do imposto de renda

Notícia boa para quem enviou cedo a declaração do Imposto de Renda e tem restituição a receber. A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (23/5), a consulta ao primeiro lote, o maior da história, e que inclui também lotes residuais de anos anteriores.
O crédito das 6.257.108 restituições vai estar na conta dos contribuintes no próximo dia 30 de maio. Aliás, último dia também para quem ainda não declarou. São R$ 11 bilhões, sendo que mais de 7 bilhões e 380 milhões são destinados a quem tem prioridade legal: idosos acima de 60 anos, aqueles que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Mais de dois milhões e 375 mil restituições são para contribuintes que não possuem prioridade legal; mas utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX.
A consulta ao lote de restituição pode ser feita pelo site restituição.receita.fazenda.gov.br, ou Meu imposto de renda e no e-CAC. Pode ser feita ainda no aplicativo da Receita para tablets e celulares.
O lote com maior valor da história está sendo liberado por causa Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado em 25 de maio.





