logo Radioagência Nacional
Geral

Onda de frio derruba as temperaturas no Rio de Janeiro

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
19/05/2022 - 11:50
Rio de Janeiro

Pelo segundo dia seguido, o Parque Nacional de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, registrou temperaturas negativas e geada na parte alta. Na madrugada desta quinta-feira (19), os termômetros marcaram -2 graus, enquanto na quarta, foi -3,2 graus.

A onda de frio atinge todo o estado desde o início da semana e deve continuar até esta sexta-feira.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, com o avanço da tempestade subtropical Yakecan para a região sudeste, no estado do Rio de Janeiro, as cidades serranas e da região sul são as mais castigadas.

Também na madrugada desta quinta, a cidade serrana de Friburgo marcou 2,6 graus; e em Valença, na região sul, os termômetros registraram 5,8 graus.

Na capital, há previsão de rajadas de vento forte até a madrugada desta sexta-feira, mas sem possibilidade de chuva. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca e pede que as embarcações evitem entrar no mar.

Na madrugada desta quinta, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia na Vila Militar, na zona oeste, marcou 11,5 graus, a menor deste ano. A máxima para o dia deve ficar em torno dos 24 graus.

Moradores dizem que têm usado até três casacos para conter o frio, que tem sido mais severo à noite e no início da manhã.

Ingrid Moreira, mora em Coelho Neto, na zona norte, e trabalha no centro do Rio. Ela disse que prefere o calor e, além do frio, reclamou do vento.

Por causa dessa onda de frio, a secretaria de Assistência Social do Rio antecipou a campanha do agasalho e os três pontos da rede aram a funcionar 24 horas por dia para atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua para abrigos da prefeitura.

O último censo social da secretaria, feito no ano ado, contou mais de 7.200 pessoas vivendo em situação de rua na cidade, que tem hoje um total de 2.600 vagas nas redes pública e conveniada.

A secretaria informou que o número de vagas disponíveis varia diariamente, de acordo com a demanda que vem das ruas e que a previsão é que sejam criadas mais 166 vagas provisórias para esse período de frio intenso.

x