Enquanto vota reforma da previdência, Câmara instala comissão especial da reforma tributária.
A reforma tributária é a nova prioridade do parlamento brasileiro. Nesta quarta-feira, a Câmara instalou e elegeu a mesa que irá comandar a comissão especial da reforma tributária. Isso antes mesmo de abrir a sessão para votar a reforma da previdência no Plenário.
Foi eleito como presidente da comissão o deputado federal Hildo Rocha, do MDB Maranhense. Rocha escolheu como relator o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, líder da maioria da Câmara. Para Aguinaldo, as mudanças tributárias devem facilitar o trabalho das empresas.
Presente na sessão que instalou a comissão especial da reforma tributária, Rodrigo Maia defendeu a medida como parte de um novo protagonismo do parlamento.
O senado também disputa o protagonismo pela reforma tributária. A Casa vizinha protocolou outra PEC sobre o tema com de 65 senadores, entre eles, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Além das duas reformas tributárias que devem tramitar simultaneamente na Câmara e no Senado, o governo federal já anunciou que também trabalha em um texto com mudanças na área tributária.
Até o momento, a principal mudança defendida pelos parlamentares é de unificar vários impostos sobre bens e serviços em tributos únicos, como forma de tentar simplificar o sistema.




