A partir de hoje (11/05) o uso de máscaras de proteção em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço em Manaus é obrigatório.
O decreto da prefeitura orienta que a população utilize máscaras caseiras, de acordo com as orientações dos órgãos de Saúde, com medidas que possibilitem a cobertura total da boca e do nariz, devendo conter duas camadas de tecido e ser bem ajustada ao rosto.
Os estabelecimentos comerciais que permitirem a entrada ou permanência de pessoas que não estejam utilizando a sua própria máscara, são obrigados a fornecer a proteção aos clientes. Caso contrário, podem sofrer advertência e multa; ou, até mesmo, o cancelamento da autorização de funcionamento da empresa.
A fiscalização do que determina o decreto será feita pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, foram registrados nesse domingo 674 novos casos. Agora já são 12.599 casos confirmados do novo coronavírus no Estado. Dos casos confirmados no Amazonas até esse domingo, mais de sete mil são de Manaus.
Ainda segundo o boletim, foram confirmados mais 42 óbitos pela doença, elevando para 1.004 o total de mortes, sendo 29 nas últimas 24 horas. Na capital, há o registro de 680 óbitos confirmados para o novo coronavírus.




