Cidades nordestinas retomam medidas restritivas
"Salvador está vivendo o pior momento da pandemia " É assim que o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, descreve a situação da cidade. O aumento dos pedidos de leitos para coronavírus começou há cerca de 2 semanas, o que fez com que fosse preciso reativar o hospital de campanha e montar leitos extras nas UPAs da cidade.
De acordo com o secretário, a pressão sobre o sistema de saúde pública nunca esteve tão grande; e o governo se viu obrigado a retomar medidas restritivas.
E em João Pessoa a situação não está diferente. Escolas de ensino médio, universidades, orla, bares, restaurantes e parques devem fechar a partir desta quarta-feira (24).
A diretora de vigilância em saúde, Aline Grisi, do município explicou que o carnaval aumentou a circulação de pessoas do estado, piorando a situação. Mas ela acredita que o comportamento das pessoas foi o principal motivo para crescimento de casos nas últimas semanas.
A Paraíba já contabiliza mais de 212 mil casos confirmados da Covid- 19 e cerca de 4 mil óbitos. A ocupação dos leitos de UTI chega a 72% e de enfermaria, 56%.
Já na cidade de Salvador, há hospitais com 100% de ocupação de leitos para covid-19, mas a média está em 82%.




