logo Agência Brasil
Culture

Lei institui data de nascimento de Reginaldo Rossi como Dia do Brega

Baixar
Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional
22/05/2025 - 13:43
São Luís
Brasília (DF) 21/11/2023 Comissão de Cultura da Câmara debate a criação do Dia Nacional do Brega Foto Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil

Duas manifestações culturais que fazem parte do cotidiano brasileiro e têm uma íntima ligação com o estado de Pernambuco foram reconhecidas pelo governo federal por suas importâncias na identidade do país: a música brega e o carnaval de Pernambuco. 

Dia 14 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional do Brega. A data remete ao nascimento do cantor recifense Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013. 

A lei, já publicada no Diário Oficial da União, surgiu a partir de um projeto de autoria do deputado federal pernambucano Pedro Campos, do PSB, que destacou a importância econômica desse estilo, que movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

A instituição da data tem como objetivo dar voz ao movimento, impulsionar debates e expandir ainda mais o fomento de políticas públicas que coloque o brega e toda sua cadeia cultural e econômica em lugar de destaque no cenário nacional.

Carnaval de Pernambuco

Outra lei, também já publicada no DOU, reconhece o carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional. O título valoriza ainda mais o conjunto de manifestações culturais que dão identidade ao carnaval pernambucano.

Algumas expressões que materializam as tradições do povo brasileiro durante a festa de momo são: o coco de roda, o caboclinho, o maracatu, o papangus, os bonecos gigantes de Olinda, além dos blocos que são referência da folia no Brasil como o Galo da Madrugada e o Homem da Meia Noite e do ritmo singular do Frevo.

Lembrando que algumas manifestações carnavalescas pernambucanas já detêm o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): o Frevo, o Maracatu Nação, o Maracatu de Baque Solto, o Caboclinho. Além disso, em abril do ano ado, blocos e bandas de Carnaval haviam sido reconhecidos oficialmente pelo Governo Federal como manifestações da cultura nacional.