Gripe aviária: granja afetada inicia 28 dias de vazio sanitário

A granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul, iniciou o período de 28 dias de vazio sanitário, nesta quinta-feira (22), com a conclusão da desinfecção realizada pelo serviço veterinário oficial.
No local, foi confirmado, no último dia 16, o primeiro foco de gripe aviária do país em uma granja comercial.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que, no raio de 10 quilômetros da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais – dois deles também atuam com avicultura comercial. Todos os estabelecimentos foram vistoriados.
Caso não haja registro de novos focos de gripe aviária nesse intervalo de 28 dias, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região.
Também nesta quinta-feira, o governo do estado de Santa Catarina descartou um caso suspeito de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em um aviário comercial do município de Ipumirim, no Oeste do estado. O caso continua em investigação para diagnóstico final sobre a causa de mortalidade de aves da granja, o que deve acontecer dentro de uma semana.
Celles Regina de Matos, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, comenta o caso:
"Outras amostras serão coletadas, a fim de que o ministério continue fazendo as análises e consiga fazer o diagnóstico final de qual patologia está acometendo aquelas aves. Mas a boa notícia é que não se trata de influenza aviária de alta patogenicidade. Desta forma, continuamos com o status de Santa Catarina como livre de influenza aviária em avicultura comercial".
Até o momento, 20 países adotaram a suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil após o registro do foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul.
Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reduziram a restrição para a importação de carnes de aves brasileiras apenas para aquelas oriundas do estado gaúcho, medida também adotada por outros 12 países.
Emirados Árabes e Japão suspenderam importações apenas do município de Montenegro.





